Relações desafinadas

Conversávamos eu e um amigo, saudosista crônico, sobre o relacionamento, às vezes nada amistoso, entre figuras de nossa Música Popular, quando ele comentou enfático que antigamente a turma era mais cavalheiresca. Engano, no antigamente dele, como hoje, espoucaram muitos ressentimentos, houve muito nariz torcido, muito dedo em riste, acusações de plágio, pixações, xingações e safanões. Contemos alguns casos.
José Barbosa da Silva, o mulato janota, cognominado Sinhô, autor de Jura:

Jura
Jura
Jura pelo Senhor
Jura pela imagem
da Santa Cruz
Do Redentor.

E do delicioso Gosto que me Enrosco:

Não se deve amar
Sem ser amado
É melhor morrer crucificado.

Lançou em 1927 um samba que fez enorme sucesso: Ora vejam só. Heitor dos Prazeres, outro inspirado compositor, procurou Sinhô dizendo que o samba era seu. Muito tranqüilo Sinhô bateu-lhe no ombro e saiu maravilhosamente pela tangente: “Ora, Heitor, samba é igual a passarinho, está no ar, é de quem pegar primeiro”. Muito invocado Heitor vingou-se com duas composições: Olha ele, cuidado

Olha ele, cuidado
Ele com aquela conversa é danado
Eu fui perto dele pedir o que era meu
Ele com cinismo comigo
Chora mais do que eu

E O Rei dos meus sambas:

Eu lhe direi com franqueza
Tu demonstras fraqueza
Tenho razão de viver descontente
És conhecido por bamba
Sendo rei dos meus sambas.

Sete anos antes Sinhô já provocara querela com Pixinguinha e família. Lançara com êxito o Pé de Anjo:

O Pé de Anjo
Pé de Anjo
És rezador
És rezador
Tens o pé tão grande
Que és capaz de pisar Nosso Senhor.

Acontece que a música era uma gozação aos bens servidos pés de China, irmão de Pixinguinha. A resposta não demorou com Quem são eles:

Um sou eu
E o outro já sei quem é
Ele sofreu para usar colarinho em pé
Ele é alto, magro e feio
E desdentado
Ele fala do mundo inteiro
E já está avacalhado
No Rio de Janeiro.

Um dos maiores sucessos carnavalescos de todos os tempos O teu cabelo não nega foi também pivô de uma briga danada. A marchinha se chamava Mulata e pertencia aos Irmãos Valença, de Pernambuco. Lamartine Babo cariocarizou-a e o Brasil tomou conhecimento da composição. Os pernambucanos, com razão, espernearam e só se acalmaram depois de por a mão numa nota firme. Em 1931, Ary Barroso musicou um poema de J. Carlos chamado Na Grota Funda:

Na grota funda
Na virada da montanha.

Lamartine ouviu, empolgou-se, modificou a letra e surgiu  No Rancho Fundo:

No rancho fundo
Bem pra lá do fim do mundo.

Todo mundo cantou a Segunda versão e J. Carlos morreu ressentido pensando que Ary havia repudiado sua poesia.

Ary Barroso criou o samba-exaltação com Aquarela do Brasil. Quando o samba pegou cartaz David Nasser e Alcyr Pires Vermelho resolveram aproveitar a maré e compuseram o Canta Brasil que também se tornou muito conhecido. Ary trocou de mal com Alcyr para o resto da vida, tachando-o de oportunista.

Kid Pepe mistura de compsitor e boxeur, truculento, foi parceiro de Noel Rosa em O Orvalho vem caindo. Entusiasmado com o êxito que a música obteve cismou que Noel tinha que colocar letra num samba seu chamado Tenho raiva de quem sabe. Intimidado Noel concordou, mas Kid omitiu-o na parceria colocando Zé Pretinho. Quando Noel protestou foi esbofeteado. Vingou-se como sabia. Com o talento, criando o Século de Progresso:

No século do progresso
O revólver teve ingresso
Pra acabar com a valentia.

Um ano depois a impunidade acabou. Kid lançou como seu um samba que foi muito bem aceito implorar:

Implorar, só a Deus
Mesmo assim às vezes não sou atendido.

O autor era Sedá, um valente da época e o surrupiador teve que passar algum tempo escondido para não ser retalhado.

Um pugilato original foi travado entre João de Barro e o compositor-caricaturista Nássara, desencadeado por supostas influências extraterrenas no resultado de um concurso carnavalesco em 1938. Ambos concorreram e João de Barro venceu com As Pastorinhas de sua autoria com Noel. Acontece que Noel falecera no ano anterior. O perdedor, inconformado, passou a provocar o outro gritando “quem ganhou não foi o Braguinha, foi o espírito de Noel”.

Em 1940 Roberto Martins compôs a batucada Cai, cai:

Cai, cai
Qu´eu não vou te levantar
Cai, Cai
Quam mandou escorregar.

Chico Alves ouviu dizer que a música era boa e procurou-o para gravá-la. Roberto entretanto, preferia para interpretá-la a dupla Joel e Gaúcho. Quando a música explodiu no carnaval Chico percebeu que tinha sido logrado e nunca mais perdoou Roberto.

Francisco Alves era mesmo turrão. Cortou relações com seu xará Francisco Carlos, famoso nos áureos tempos da Rádio nacional, porque perdeu para este numa enquete o título de melhor cantor do ano. Brigou com Hervê Cordovil por cismar de cantar uma composição deste com ritmo diferente. Ante a recusa do autor, de pirraça, passou a anunciar a música como sendo apenas de Orestes barbosa, o outro parceiro. Desentendeu-se com Klécius Caldas por querer dar palpite na letra de Ximango e este apesar de iniciante bateu o pé e o Rei da Voz conformou-se.

Certa vez contratou Noel Rosa para produzir-lhe sambas. O atrito foi inevitável, pois muito organizado, queria enquadrar Noel. Este achou que era implicância e protestou no samba Vitória:

Antes da vitória
Não se deve cantar glória
Você criou fama
Deitou-se na cama.

Haroldo Lobo e David Nasser começaram a compor uma música carnavalesca que era assim:

Chegou
Chegou a nossa caravana
À frente vem Maomé
Atravessando o deserto
Sem pão sem banana
Alá-lá-ô
Mas que calor.

Por esquecimento o verso ficou engavetado e um ano depois Haroldo sem consultar David mostrou-o a Nássara. Este gostou, deu uma mexidinha e surgiu o:

Alá-lá-ô
Atravessamos o deserto do Saara
O sol estava quente
E queimou a nossa cara.

David ficou muito chateado mas não tinha mais jeito.

Antonio Maria e Fernando Lobo, dois excelentes compositores, também tiveram um pega que transbordou às colunas jornalística que assinavam. Lobo dizia: “Antonio Maria é como elefante, quando pequeninho é muito engraçadinho, mas cresce, faz as mesmas coisas e perde a graça”. Referia-se à envergadura. Maria ferroava: “A arrumadeira do hotel está indignada com Fernando Lobo, todo dia ela muda a fronha e ele suja ao deitar a cabaça”. A pinimba teve origem com a música Ninguém me ama:

Ninguém me ama
Ninguém me quer
Ninguém me chama
De meu amor.

Na qual Fernando entrou como parceiro fantasma, enquanto Maria fazia o mesmo numa composição de Lobo chamada Preconceito. Haviam combinado esse compadrismo e ninguém deveria ficar sabendo, mas Maria deu uma veneta e rompeu o acordo contando para todo mundo, pois das duas só Ninguém me ama fez sucesso.

Estão vendo que nem sempre as coisa foram serenas. Os pacifistas, entretanto, podem ficar tranqüilos. Nesse tipo de guerra entre moribundos e feridos sempre se salvam todos.

Projetos de arquitetura e decoração em Brasília. Transforme e valorize seu imóvel com um projeto criativo e surpreendente. Agende uma visita ainda hoje.